domingo, 15 de fevereiro de 2009

Verão turbinado

Wellington é uma cidade turística que recebe visitantes durante praticamente o ano todo, mas é no verão que a cidade fica mais cheia. E não é pra menos, o governo, em parceria com outras instituições, organiza um calendário repleto de eventos desde a virada do ano até o final de março, quando o calor começa a se despedir.

São os mais variados tipos de eventos esportivos e culturais que reúnem milhares de pessoas, seja no estádio, nas ruas, em parques ou em bares e outros locais fechados. Só para citar alguns:

Waitangi Day – dia 6 de fevereiro, é um feriado nacional que celebra um tratado feito entre os Maoris e Britânicos em 1840. Para comemorar, foi realizado uma festa ao ar livre com a participação de diversos grupos típicos de música e dança Maori e outros povos de ilhas vizinhas do Pacífico, como Cook Island e Samoa.


NZI Sevens - é um dos eventos mais esperados de Rugby que, pelo que ouvi, acontece de 3 em 3 meses em diferentes lugares. Aqui foi nos dias 6 e 7 de fevereiro e a cidade enlouqueceu, rs. A galera sai fantasiada em grupos, vai para o estádio ver os jogos (que têm algumas regras diferentes do rugby tradicional, por exemplo, são 7 jogadores em cada time, dois tempos de 7 minutos, as jogadas valem 7 pontos, e por aí vai) e, depois, toma conta das ruas para beber muito e celebrar. O All Blacks, time da NZ, foi pra grande final, mas perdeu da Inglaterra no último minuto, por apenas um chute. Mesmo assim a festa rolou durante a madrugada toda, teve até show de rock grátis na rua. Esse é um evento que ainda quero assistir de perto, pois dessa vez só vimos de longe. Quem sabe no próximo ano a gente consegue ter os $150 que custam os jogos, rs.

Nas últimas semanas também foi comemorado o Ano Novo Chinês (nada mais justo, já que existem muuuuitos chineses aqui), e no próximo fim de semana vai acontecer a décima edição do Cuba St Carnival, aí é a vez da brasileirada dominar as ruas, hehe. Em março também irá acontecer o NZ Jazz Festival, que terá a participação do brasileiro Ed Motta.

Pra ter idéia dos outros eventos que ainda estão por vir, confira o calendário completo aqui: NZCT Summer City Festival Wellington.

Um comentário:

Anônimo disse...

Má, vc conseguiu o trampo?