quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Nova Zelândia e a crise econômica

Muita gente tem me perguntado sobre o impacto da crise econômica na Nova Zelândia. Gente que achou meu blog na internet ou amigos de amigos que querem vir para cá e não sabem bem o que vão encontrar. Pra falar a verdade, até cerca de um mês atrás eu não tinha ouvido muito sobre o assunto por aqui. Tinha visto algumas reportagens na TV, mas meu inglês ainda não é bom o suficiente pra entender todos os detalhes.

Acontece que de uns tempos pra cá o assunto ficou mais frequente e parece que o bicho começou a pegar por aqui, então fui atrás de algumas notícias na internet pra poder ficar por dentro e informar melhor meus curiosos leitores.

O fato é que a crise está feia no mundo inteiro e a Nova Zelândia não está de fora. Talvez o impacto por aqui não seja dos piores, mas o primeiro ministro kiwi, John Key, deu uma entrevista à TV esses dias falando que a previsão é de dois anos de recessão. O desemprego está chegando e, como não poderia ser diferente, os primeiros a dançarem acabam sendo os imigrantes. Nada mais natural que um protecionismo básico quando o assunto é crise.

Bom, como não sou nenhuma entendida em economia, não vou me arriscar a fazer nenhuma análise da conjuntura. Prefiro indicar alguns links da imprensa brasileira e neo-zelandesa sobre o tema (ok, só achei uma notícia em português, as outras são em inglês, mas pra quem pensa em vir para cá, e não tem inglês fluente, vale a pena ler com um dicionário ao lado).

Nova Zelândia sairá fortalecida da recessão, diz premiê (Gazeta Mercantil)


Beating the recession (uma página inteira dedicada à crise no NZHerald)

E boa sorte para nós! rs

Nenhum comentário: