segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

350 NZ Climate Action Festival

Acho que já comentei por aqui que a Nova Zelândia é um país preocupado com a sustentabilidade. Pois bem, no último sábado, dia 6 de dezembro, aconteceu o 350 NZ Climate Action Festival, no Waitangi Park, aqui pertinho.

O evento reuniu diversas ONGs e Instituições que trabalham em prol do meio ambiente para falar sobre uma vida sustentável, priorizando o uso de energias limpas, “recicladas” e renováveis, como a solar (para o aquecimento de água e ambientes em construções, por exemplo) ou a elétrica (como combustível de automóveis – aqui já existem muitos carros híbridos, movidos em parte por gasolina e em parte pela eletricidade), entre outras como a eólica (gerada pelo vento).

Além de stands explicativos, o evento promoveu discussões a respeito de temas como a redução da emissão de CO2, com a simples troca do carro pela bicicleta, e mobilizou pessoas a se manifestarem sobre esta questão escrevendo cartas para o novo primeiro ministro, John Key (que dizem não ser tão preocupado com as questões ambientais quanto a ex-primeira ministra, Hellen Clark).

Foi uma tarde bem interessante, ao ar livre, com muitas famílias fazendo picnic, jogos ecológicamente corretos e música ao vivo. Aliás, não posso deixar de comentar sobre as bandas. Infelizmente, não lembro o nome delas (vou pesquisar!), mas teve duas que nos chamou muito a atenção, uma de Pop-Rock (eu acho, sou meio ruim pra rotular os estilos), que fazia um som bem diferente do que costumamos ouvir no Brasil (como os Emos, argh) e outra de Reggae, que misturava um pouco da cultura Maori (inclusive no idioma das letras) com instrumentos clássicos como o violino e os metais. As duas são muito boas, preciso ir atrás de mais informações sobre elas...

Estávamos de bobeira, indo para a praia pra ler um pouco, quando nos deparamos com este festival. Óbvio que o Shurato quis ficar por lá, afinal ele é todo engajado nessas causas e sonha em morar no meio do mato em uma casa auto-sustentável. Eu não sei muito a respeito, mas me interesso também, então acabou sendo uma tarde bem agradável.

Para saber mais sobre a 350 (ONG idealizadora do Festival) e sobre o que é “Climate Action”, visitem o site clicando aqui.
Tiramos algumas fotos do festival, vejam aqui.

Nenhum comentário: