terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Work time

Estamos perto de completar nosso segundo mês na Nova Zelândia e já estava mais que na hora de acabar nossas “férias” e começar a vida dura. Então, depois de alguns contatos com amigos e amigos de amigos, partimos para a busca efetiva de trabalho.

O maior empecilho para começar a trabalhar era o fato de não termos o work permit. A imigração nos negou na primeira tentativa (segundo eles, por problemas com o empregador, não com a gente), então tentamos novamente. Mas como o mundo para na época do Natal e Reveillon, estamos esperando eles voltarem ao trabalho para sabermos se a resposta desta vez é Yes ou No.

Mesmo assim, apenas com o visto de turista, resolvemos dar a cara a tapa e fomos de porta em porta procurar emprego. Passamos por quase todos os restaurantes, cafés e hotéis na região central de Wellington. Com o apoio do Léo, um amigo brasileiro que já mora aqui há algum tempo conhece algumas pessoas em restaurantes e hotéis por aqui, conversamos com pessoas, deixamos telefone, preenchemos fichas... e no fim das contas, funcionou!

Eu arrumei um trabalho “casual” de dishwasher em um restaurante, o Floriditas. Então, no dia seguinte, lá fui eu encarar a pia mais cheia de louça que já vi na vida. Como se não bastasse estar cheia quando cheguei, o movimento lá é imenso, então é praticamente impossível deixá-la vazia. No primeiro dia eu achei que fosse morrer de tanta dor nas costas e nas mãos, mas sobrevivi. No segundo dia consegui ser mais rápida e agradar um pouco mais o chefe – aliás, aqui não é preciso lavar bem lavado, o negócio é “dar uma meia sola” e jogar na máquina pra finalizar, o importante é ser rápido. Perfect, mal consegui mexer meus braços por dois dias, porque atacou minha tendinite, mas ok, recebi em cash os meus $12 por hora.

Eu trabalhei na quinta e na sexta. No dia seguinte foi a vez do Shurato. Ele conseguiu um trampo de kitchen hand no Parade Café, ou seja, além de lavar louça, ele ainda teria que ajudar a cortar coisas para os chefs cozinharem. Logo de cara ele já pegou uma bucha das grandes, trabalhou o fim de semana todo, sendo que só sábado foram mais de 10 horas sem parar nem para comer. Se eu quase morri, pra ele faltou pouco. Foi pesado, mas ok, ele aguentou firme, foi novamente no domingo e recebeu o suficiente para pagarmos uma semana de aluguel.

Falando assim parece que somos dois sacos de batatas, que não aguentam um trabalhinho à toa, mas só vendo o tamanho da encrenca pra sentir na pele. Foi bem mais pesado do que pensávamos. Até surgiram outras oportunidades semelhantes, mas depois da nossa experiência, nossa vontade de ir trabalhar em fazendas de vinho na Ilha Sul ficou ainda mais forte. Tudo bem, o trabalho também não é leve, mas pelo menos lá existe a possibilidade de aplicarem nosso work permit e conseguimos ganhar mais dinheiro (porque o trabalho é fixo, não casual como em restaurantes). Acontece que, como tudo nessa vida, as vinícolas também pararam nas festas, então tivemos que mudar um pouco nossos planos.

Por sorte (ou não), conseguimos contato com um brasileiro que está trabalhando em uma fazenda de pumpkings (abóboras) aqui na Ilha Norte. Por meio dele, conseguimos um trabalho temporário por lá, até que o mundo volte a funcionar e a gente consiga resolver nossa situação definitivamente. Partiremos para Hastings (este é o nome da cidade) no dia 25 de manhã e ficaremos por lá pelo menos até o dia 4 de janeiro. Não sei como é a internet por lá e se vou conseguir postar algo neste período, mas assim que possível daremos sinal de vida.

Já ia me esquecendo, mas é Natal (aqui 15h antes, rs)...

Então, desejamos um Feliz Natal para todos os nossos familiares, amigos e outras pessoas que encontraram nosso blog e têm nos visitado. Muito obrigada pela força que têm nos dado e que 2009 seja um ano maravilhoso para todos nós!

Merry Christmas and Happy New Year :-)

2 comentários:

Unknown disse...

Shurato e Cris minha amiga!!!!
ótimo natal para vcs (sei q estou um cadinho atrasada, mas valeu a intenção! haha)
Excelente 2009 para vcs, e espero que tudo dê certo agora nesse inicio de ano. Menos dores nas costas e crises de tendinites hahaha
Beijocas

Aline

Anônimo disse...

cris e má, estamos todos torcendo por vcs aqui na terrinha. vi as fotos no orkut e o local, ao menos, é lindo. espero que o trampo não seja tão pesado quanto foi nas pias... saudades, viu? e se cuidem! abração!