quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Primeiro passo

Detalhe: o Shu conseguiu ficar com a mesma cara de assustado que na foto do passaporte (cabeção, hihi)

Quando decidimos que iríamos viajar, e logo, o primeiro passo foi tratar de tirar os passaportes, já que nenhum dos dois tinha ainda. Graças à tecnologia e ao Departamento de Polícia Federal brasileiro, que aderiu a ela, foi tudo muito rápido.

Antigamente, era preciso preencher formulários (na máquina de escrever!), tirar fotos 5x7 (com terno, no caso dos homens, e aquela data embaixo, tipo presidiário), juntar mil documentos, ficar horas na fila e esperar um tempão até que o documento de viagem ficasse pronto.

Hoje é assim: basta preencher um formulário online (no http://www.dpf.gov.br/), gerar um boleto (que também pode ser pago via internet), agendar um horário em um dos postos da Polícia Federal (também online!) e aguardar alguns dias (ok, isso demorou um pouco, um mês no nosso caso, porque os horários são bem disputados). Chegado o dia, é só comparecer ao posto com documentos básicos - como RG (ou carteira de habilitação), CPF, Título de Eleitor e comprovante de que votou na última eleição e, no caso dos homens (mais uma vez), reservista. Como o agendamento é por horário, quase não se pega fila e o atendimento é super rápido. Chegada nossa vez, o atendente confere o número dos documentos, tira uma foto (tudo digital e interligado no sistema) e pede para colocarmos nossos dedinhos num scanner de digitais. Pronto! Você sai de lá com um protocolo com a data de retirada do passaporte, que normalmente é de mais ou menos uma semana. O nosso ficou pronto até antes do previsto.

E hoje foi o dia de retirá-lo! Ufa, concluímos, assim, o primeiro passo da nossa viagem.

Yes! We have passport!
New Zealand, here we go!!!

Nenhum comentário: