quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Here comes the sun, tchu ru ru ru!

Viva o horário de verão! Quer dizer, aqui no Brasil ainda não começou, só no sábado (dia 18, à meia noite), mas na Nova Zelândia já está valendo! Isso quer dizer que o fuso horário até sábado está em 16 horas de diferença. Mas já já voltamos às míseras 15h, hehe.

Aliás, ontem estava lendo sobre isso e adorei o que vi. Sabiam que lá o horário de verão dura 7 meses? Isso mesmo! Começou no dia 28 de setembro e vai até 6 de abril (fonte). Não é lindo?

Eu sempre adorei o horário de verão. Sair do trabalho e ainda ver o sol, dias mais longos, parece que conseguimos aproveitar mais a vida. Nada como um choppinho bem gelado numa tarde ensolarada! Ai ai...

Bom, lá na NZ, por estar mais perto do pólo sul da Terra, dizem que no verão o sol brilha até por volta de 9h da noite. Imagina, que delícia! Aliando ao fato de que, em Wellington, toda a população vive a, no máximo, 3 km do mar, as tardes devem ser bem agradáveis.

Nem procurei saber como é no inverno, rs.

Curiosidades sobre o tempo em Wellington

- Durante o ano, são mais de 2000 horas de sol (ou seja, se dividirmos em dias, são mais de 166 dias ensolarados no ano).

- A média de chuvas no ano é de 1200 a 1400 mm (comparado a São Paulo, onde a média é de aproximadamente 3000 mm, já fiquei bem feliz).

- Não é a toa que Wellington é a “Cidade do Vento”. Lá, a média é de 199 dias ao ano com ventos de aproximadamente 63 km/h, e 64 dias por ano com ventos superiores a 96 km/h.

- A temperatura varia entre 13,3 e 20,1 graus no verão. No inverno, fica entre 6,6 e 11,9 (ok, não é o verão dos meus sonhos, mas pelo menos não vou congelar no inverno, rs). Isso em Wellington, que está mais ou menos no centro do país, obviamente, mais pro norte (como Auckland, a maior cidade) é mais quente, e mais pro sul (como Queensland, capital dos esportes radicais) é mais frio.

Não sei como é a “sensação térmica” por lá, já que fatores como o vento e o buraco na camada de ozônio (que é bem lá em cima) devem influenciar bastante.

Nenhum comentário: