quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um mês na Nova Zelândia – Balanço Geral

Dia 28 de novembro completamos um mês aqui em NZ, nada mais justo que fazer um balanço do que aconteceu até agora: quais lugares conhecemos, que tipo de comida comemos, o que aprendemos... let’s go!

Por onde passamos

O fato é que aqui a gente faz tudo a pé, ou seja, anda mais que notícia ruim. O Shurato já pegu um ônibus, eu ainda não. Podemos dizer que já passamos por quase todos os lugares aos quais dá pra se chegar a pé (sem caminhar por mais de 2 horas, rs) e conhecemos grande parte dos pontos turísticos e parques de Wellington, alguns só de vista (não chegamos a entrar), mas demos uma olhadinha.

Bairros:
Mount Victória
Mount Cook
Te Aro
Lambton
Kelburn
Oriental Bay
Lyall Bay (fomos uma vez só, com o Tó)
Island Bay (o Shurato foi sozinho, em uma caminhada de cerca de 5 horas)

Parques e pontos turísticos:
Waterfront
Frank Kitts Park
Central Park
Botanic Garden
Kelburn Park (de passagem)
Praia da Oriental Bay
Civic Centre
Cable Car (fomos inclusive ao museu, mas não andamos nele)
Te Papa Museum
Prédio do Parlamento (só do lado de fora)
Railway Station (estação central de trem)
Westpac Stadium (Estádio de futebol, vimos só do lado de fora)
Loockout Mt Victória (um mirante em cima do monte)
Container Terminal (o porto, ao qual chegamos acidentalmente quando nos perdemos)
Aeroporto de Auckland e Wellington (claro, rs)

O que comemos e bebemos

Em casa ou na rua, já experimentamos algumas coisas diferentes, mas quase sempre vamos no básico. O Shurato come de tudo, mas eu sou mais chata pra comer, então fica difícil experimentar as “estranhices” da culinária kiwi.

Comida – em casa:
Noodles (aquele miojão que vem num potinho e é só colocar água quente, esperar 3 minutos e comer)
Arroz semi-pronto (2 minutos no microondas e pronto!)
Macarrão (dos semi-prontos e o tradicional, feito por nós, com molho de tomate – pronto, rs)
Frango assado (vende pronto no mercado, como aqueles de padaria do Brasil, comemos muitas vezes)
Feijão enlatado (o primeiro era do tipo branco, com molho de tomate, doce, mas agora encontramos um mais marronzinho e sem tempero, que a gente joga na panela e tempera do nosso jeito)
Salada (no mercado vende uns potinhos com uma salada pronta, alface, pepino, rabanete, cenoura e, às vezes, um molhinho)
Frutas – banana, maçã, nectarina, pêssego, uva (daquelas docinhas sem caroço) e uma salada de frutas pronta que vende no mercado (com abacaxi, melão de vários tipos, melancia e laranja) - maioria é bem cara, até o kiwi, nem chegamos a comprar.
Batata
Ovo (é caro também!)
Pão (muitos, daqueles molinhos, tipo de hamburguer, que não ficam duros no dia seguinte)
Frango (peito resfriado, muito caro! Cerca de 18 dólares o quilo)
Churrasco (com direito a carne boa, picanha junto com outras carnes, linguiça, asa de frango, coração e pão de alho)
Salgadinhos (batatas tipo rufles de diversos sabores, inclusive uma com vinagre, horrível, que está aqui há umas 3 semanas e não acaba rs, e um genérico do orkut)
Barrinhas de cereal (tem boas e ruins, como no Brasil)
Bolachas com cobertura de chocolate e do tipo cookies (da Budget, que é a marca mais barata daqui, porém gostosa)
Entre outras guloseimas...

Comida – na rua:
Mc Donald’s
Burguer King (os dois mais baratos)
Burguer Fuel (caro, porém enorme e muito bom)
Mr Bun – All Day Breakfast (uma loja que tem o “café da manhã” deles durante o dia todo, almoçamos lá, dois baita hamburgueres com batata frita)
Pizza Hell
A-Roy – Fast Food Tailandês (achamos um bem gostoso, fomos umas três vezes já)
Bristol Hotel (um bar que serve almoço, alguns pratos custam $10, como um steak com fritas e salada – um bifão bem bom, rs – ou um espetinho de frango com molho e arroz e salada)
KFC (no Brasil não foi pra frente, mas tem várias aqui, então fomos experimentar. Odiamos. O frango é gorduroso demais, a casquinha não é crocante como aparece na propaganda, os molhos e acompanhamentos são esquisitos, argh. Never more)
Starbucks (além do café, a gente come umas safadezas lá às vezes, como o bolo de chocolate e o muffin gigante, que são uma delícia)
Bebidas:
Coca-cola Zero (muita)
Sprite (às vezes pra variar, pena que não tem guaraná, rs)
Sucos – os de laranja que vende no mercado tem todos o mesmo gosto, de casca de laranja
Cafés, Capuccinos, Mochaccinos, Chocolates Quentes e afins (já experimentamos em vários lugares diferentes, mas os da Starbucks ainda são os mais gostosos e caprichados – mas ainda tem milhares de cafés aqui em Wellington, conhecemos poucos).
Charlie’s Juice (é um suco de garrafinha, tem de vários sabores, alguns meio estranhos, tomei a limonada e gostei, é levemente gaseificada, mas é diferente das H2Os da vida)
Suco de Aloe Vera (vende no supermercado chinês aqui perto, experimentamos pela primeira vez no Brasil, na feira de flores em Arujá. Dizem que é o suco da juventude, então vamos que vamos, rs)
Leite (compramos umas duas garrafas, uma pra fazer o tal do macarrão pronto, que falava pra colocar leite pro molho ficar cremoso, e outra pra eu tomar. É meio estranho, mas com o tempo a gente acostuma)
Cerveja (experimentei umas duas marcas daqui, Export Gold e outra que não lembro o nome, rs. Também tomei a Sol mexicana, tem outras conhecidas aqui, como Heineken e Miller, mas vou sempre na mesmas – mais barata)
Chá (achamos um no mercado que é parecido com o chá preto que tomávamos no Brasil, a caixinha vem com 50 saquinhos, acho, então vai durar bastante – a única diferença é que os saquinhos não têm aquela cordinha, então temos que tirar da água com uma colher)
Água (desistimos de comprar mineral, vai da torneira mesmo, rs)
Lojas que frequentamos
New World (supermercado)
The Warehouse (tem de tudo pra casa e pras pessoas da casa, e o melhor, é barata)
Dick Smith (entre as lojas de eletrônicos, é uma das mais baratas)
Cash Converteres (compram e revendem artigos usados, tem de tudo também)
Whitcoulls (rede grande de livraria e papelaria, tem umas coisas legais)
Briscoes (é parecida com a Warehouse, mas só tem coisas pra casa, foi onde encontramos fronhas de travesseiro por 99 centavos, rs)
Lojas de 2 dólares (tem duas aqui perto, tem de tudo por $2)
Salvation Army Family Store (loja onde eles vendem coisas doadas para Exército da Salvação – tem de tudo, de roupas a móveis, comprei uma boina e um chapéuzinho lá e estou de olho nos casacos, alguns custam menos de $10)

Coisas que aconteceram desde que chegamos...

Guy Fawkes Day e “Ride of your life”

Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da Pólvora" na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento inglês durante a sessão. Guy Fawkes foi torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato.

Hoje em dia, os neo-zelandeses comemoram a morte dele, rs. Parece bizarro, mas todo dia 5 de novembro (que é o dia da sua morte) tem uma queima de fogos aqui em memória deste acontecimento.

A comemoração deste ano foi acompanhada por um grande evento chamado "Ride of your life", onde teve shows e diversas outras atrações em locais públicos e um dos objetivos era arrecadar dinheiro para a "Free Ambulance", que é o serviço de ambulâncias grátis para os cidadãos.
Assistimos a queima de fogos do alto do Monte Victória, onde tem um mirante (perto da casa do Tó). Foram 15 minutos de show, até gravei alguns trechinhos para vocês, mas os vídeos ficaram muito pesados e não consegui postar. Mas tudo bem, ao vivo é muito melhor.

Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 17

Quando chegamos à NZ, vi umas faixas da FIFA nos aeroportos de Auckland e Wellington, dizendo que a copa do mundo de futebol feminino sub 17 este ano seria aqui. Não acompanhamos de perto, mas parece que os jogos aconteceram em várias cidades, inclusive aqui em Wellington. A seleção brasileira chegou a jogar aqui, contra a Inglaterra, mas, se não me engano, perdeu de 2x0. Pelo que ouvi, depois elas também perderam pra Coréia e acabaram sendo eliminadas logo nas primeiras fases. Vergonha, hehe. No fim, nem sei quem ganhou, até queria ter ido assistir algum jogo no estádio, mas quando eu via, a data já tinha passado.

Eleições

Dia 8 de novembro aconteceram as eleições aqui na Nova Zelândia. Bom, é difícil explicar coo funciona a política aqui, porque nem eu entendo ainda. O que sei é que o país é governado por um Primeiro Ministro, e não por um Presidente, como no Brasil. “Oficialmente”, quem manda é a Rainha, mas na prática quem administra a encrenca é o primeiro ministro.

A Helen Clark foi a primeira ministra nos últimos 9 anos, pelo partido Labour (o vermelho, rs), mas nessas eleições ela perdeu para a “oposição”. O “prime minister” eleito foi o John Key, do partido National (o azul, rs). Dizem que com esse cara no poder as coisas vão ficar melhores pros imigrantes, não sei, não ouvi nada oficial, mas espero que seja verdade...

Além dessa diferença, aqui o voto não é obrigatório. Diferentemente do Brasil, existem campanhas publicitárias na TV incentivando o voto, mas ninguém é obrigado a votar. Tem também um esquema de enviar seu voto pelo correio ou votar por um 0800, tudo pra facilitar o trabalho dos eleitores e fazer com quem mais gente vote. Quem comparece às urnas no dia da eleição ganha um adesivinho que diz “eu votei”, meio que pra servir de exemplo pros outros.

Enfim...

Em um mês, tiramos mais de 500 fotos, quase todas estão disponíveis online para vocês verem (só não foram pros álbuns as que ficaram muito ruins, rs).

Por enquanto, vai tudo muito bem. Esta semana demos entrada no nosso IRD (uma espécie de CPF, que exigem para se trabalhar aqui) e estamos tentando mudar nosso visto de Visitante pra Permissão de Trabalho, demos entrada também, agora é só esperar a resposta da imigração, que deve sair em umas duas semanas. Depois disso, chega de vida de turista, bora trabalhar pra ganhar dinheiro (e poder gastar com a consciência tranquila, rs).
Torçam por nós!!
E que venha o próximo mês, e que ele traga muitas boas novidades para nós (como emprego, visto de trabalho, viagens e muito mais)!
Beijos,
Cris e Shurato

Um comentário:

Carla disse...

Como assim odiou o KFC??... Putz, se eu tivesse aí, ia me acabar... adorooooooooooooo KFC!!!!...

Cris, que venham mais meses de aprendizado e diversão pra vcs..
Beijinhos..